Cuidar do servidor público é garantir o melhor resultado na ponta: o fortalecimento da qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população da capital federal. De olho nisso, o Governo do Distrito Federal (GDF) faz, desde 2019, uma série de investimentos, visando a melhorias para a categoria.
[Olho texto=”“Os servidores públicos bem-treinados estão mais aptos a enfrentar desafios complexos, tomar decisões informadas e inovar na prestação de serviços, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento socioeconômico e bem-estar da sociedade como um todo”” assinatura=”Juliana Tolentino, diretora da Egov” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Entre as ações está o trabalho em aperfeiçoar e qualificar os profissionais por meio de cursos de capacitação presenciais e a distância ofertados pela Escola de Governo (Egov). De 2019 até outubro deste ano, o GDF capacitou 69.562 servidores, sendo 12.636 somente nos dez primeiros meses de 2023.
“A capacitação do servidor público desempenha um papel fundamental no fortalecimento das instituições governamentais e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população. É um investimento essencial para promover uma administração pública eficaz e responsiva às necessidades da comunidade”, afirma a diretora da Egov, Juliana Tolentino.
Somente nos dez primeiros meses deste ano, o GDF capacitou 12.636 servidores | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
“Os servidores públicos bem-treinados estão mais aptos a enfrentar desafios complexos, tomar decisões informadas e inovar na prestação de serviços, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar da sociedade como um todo”, acrescenta Tolentino.
A Egov oferece gratuitamente oportunidades de treinamento em diferentes segmentos. Os mais procurados são no formato presencial e tratam de temas como informática, gestão de pessoas, gestão pública, leis e sistemas.
“A escolha dos cursos é cuidadosamente planejada para garantir que as necessidades urgentes dos servidores e da comunidade sejam atendidas. Desenvolvemos programas de capacitação que visam aprimorar habilidades técnicas, promover competências interpessoais e fortalecer liderança”, explica a diretora.
Olhar diferenciado
[Olho texto=”“O governo inovou quando criou a Sequali, porque é um olhar para o servidor sem dissociá-lo do ser humano. É uma pasta que veio para prover ações de saúde e bem-estar ao nosso servidor, que, em decorrência da covid-19, passou por um adoecimento mental”” assinatura=”Epitácio Junior, secretário-executivo da Sequali” esquerda_direita_centro=”direita”]