Começou, nesta segunda-feira (20), o terceiro e último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia (MG). As competições reúnem estudantes de 12 a 14 anos. Nesta fase final, seis modalidades são disputadas: handebol masculino e feminino, basquete masculino e feminino, karatê, ginástica artística, xadrez e wrestling.
Logo na estreia, os alunos do Centro Educacional (CED) Incra 08 de Brazlândia deram um show em quadra e venceram o time do Mato Grosso do Sul por 31 a 28 no handebol masculino. Foi uma grande vitória para os estudantes da área rural, que representaram o Distrito Federal na competição.
O aluno Kennedy Christian Costa, de 13 anos, falou sobre a estreia com vitória no primeiro jogo do time. “Eu achei o jogo muito bom, um pouco difícil porque a outra equipe era forte, mas vencemos. Agora é nos dedicarmos mais ainda e dar o nosso melhor”, disse.
O técnico Filipe Cardoso elogiou o desempenho dos meninos e a performance do time oponente. “A gente já conhecia o adversário e sabia que era uma equipe muito forte. Entramos com intensidade e concentração porque sabíamos que seria um jogo difícil. No primeiro tempo, ficamos atrás no placar, mas conseguimos segurar. No segundo tempo, a defesa encaixou, o contra-ataque funcionou e viramos o jogo. Foi uma boa estreia, eles estão de parabéns”.
Agora, o time descansa e prepara-se para os próximos desafios. “A quarta-feira será de estudo para eles. Vamos assistir aos outros jogos e preparar a estratégia para enfrentar a Paraíba. Nosso objetivo é chegar à fase ouro”, completou o técnico.
Panorama das primeiras disputas
Ainda na primeira leva de competições do terceiro bloco do JEBs 2025, o basquete feminino do Colégio Santa Rosa, da Asa Sul, perdeu para o Espírito Santo por 46 a 43, após duas prorrogações. O time masculino também não conseguiu vencer. As equipes seguem nesta quarta-feira (22), quando disputarão novas partidas contra Sergipe e Rio Grande do Sul em busca de melhores resultados.