A ligação diária entre os bairros Bora Mansa, em São Sebastião, e Itaipu, no Jardim Botânico, se tornou mais segura para quem depende da travessia a pé. O 4º Distrito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com apoio das administrações regionais de São Sebastião e do Jardim Botânico, trabalha na instalação de uma passagem de pedestres de ferro que substituiu a travessia improvisada usada pelos moradores há anos.
Com 9,5 metros de extensão, a nova estrutura instalada atende a uma demanda da população, que precisava dividir espaço com os carros ao cruzar a passagem sobre a água. A construção começou na última semana, substituindo a antiga passarela confeccionada pela comunidade, na qual foi utilizado o chassi de uma carreta reforçada.
O chefe do Núcleo de Monitoramento dos Elementos Geradores de Conservação do DER, Helton Alves de Souza, explica que uma antiga passarela de metal foi reutilizada para fazer a nova passagem ao lado do pontilhão (pequena ponte). “Agora o pedestre tem um lugar seguro e não divide mais o espaço com os veículos na pista de rolamento. Falta apenas o acabamento e pintura das muretas, mas a população já está utilizando a estrutura para realizar a travessia”, afirma.