Estão abertas e seguem até 3 de outubro as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Ipê de Inovação em Transparência promovido pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) e pelo Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS). A iniciativa reconhece e divulga práticas inovadoras que ampliem o acesso à informação e fortaleçam a cultura da transparência no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF).
Podem concorrer os órgãos e entidades do GDF que tenham implementado iniciativas voltadas à divulgação de informações públicas além do rol mínimo exigido pela Lei de Acesso à Informação, ou que tenham promovido melhorias na qualidade dos dados já disponibilizados. As iniciativas devem estar efetivamente implantadas e atender aos critérios do Índice de Transparência (ITA). Projetos habilitados, mas não premiados na edição de 2024, também podem ser inscritos novamente.
"Ao reconhecer práticas inovadoras, estimulamos uma cultura de abertura, responsabilidade e proximidade com o cidadão"
Daniel Lima, controlador-geral do Distrito Federal e presidente do CTCS
“Ao reconhecer práticas inovadoras, estimulamos uma cultura de abertura, responsabilidade e proximidade com o cidadão. Essa edição do Prêmio Ipê reforça nosso compromisso com uma administração pública que valoriza a informação como ferramenta de transformação social e cidadania”, afirma o controlador-geral do Distrito Federal e presidente do CTCS, Daniel Lima.
As iniciativas tornam a gestão pública mais clara, acessível e alinhada às reais necessidades da população. A subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, afirma: “Cada projeto representa um avanço na forma como os órgãos do GDF se comunicam e prestam contas à sociedade. A inovação na transparência pública começa com ações concretas e replicáveis. O Prêmio Ipê é o espaço para dar visibilidade a essas iniciativas e inspirar novos caminhos”.