A partir desta segunda-feira (27), a sociedade civil organizada poderá se inscrever para participar do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife). As inscrições seguem até 7 de fevereiro, e poderão ser feitas por entidades com comprovada experiência na área de trânsito, com sede ou filial e atuação no Distrito Federal.
Quatro entidades serão escolhidas para compor o conselho, que conta com presidente e representantes do Detran-DF, DER-DF, PMDF, PRF e especialistas na área de trânsito, psicologia e medicina.
Os conselheiros do Contrandife poderão contribuir diretamente para a formulação de programas e ações de segurança viária | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“O envolvimento da sociedade civil é essencial para construirmos políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades reais da população. Por isso é fundamental a participação ativa em participar ativamente da formulação de programas e ações de segurança viária”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
No ato da inscrição, as entidades deverão indicar três pessoas, duas das quais serão escolhidas pela comissão julgadora para assumir os cargos de conselheiro titular e suplente. A função, que é remunerada, poderá ser ocupada por até dois anos.