O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), está construindo e reformando as calçadas da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Samambaia. As obras são executadas por empresa contratada com aporte na ordem de R$ 2.067.340,5. São mais de 11 mil metros de passeios que estão sendo construídos ou reformados, distribuídos em diversos pontos da região. As estruturas das Quadras 20 e 21 estão concluídas e, atualmente, os serviços se concentram nas Quadras 1 a 19.

São mais de 11 mil metros de passeios que estão sendo construídos ou reformados, distribuídos em diversos pontos da região | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
As obras começaram em junho. Estão sendo construídos novos passeios, rampas de acesso e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, as equipes trabalham na manutenção daqueles que estão quebrados ou deteriorados, a fim de garantir a segurança da população.
“A ADE de Samambaia é uma importante área industrial do DF e, como gestores da área de desenvolvimento econômico, temos o compromisso de implementar soluções práticas que garantam uma melhor mobilidade urbana. Nosso objetivo é não apenas promover a inclusão, mas também impulsionar o crescimento econômico, facilitando o acesso de todos aos espaços públicos e privados”, aponta o titular de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
O administrador regional de Samambaia, Marcos Leite, destaca que alguns pontos não tinham calçadas e, em outros, os passeios estavam quebrados e deteriorados. “Essa obra vai levar mais acessibilidade e segurança para as pessoas que moram e trabalham na região”, avalia. “A região é um polo econômico da cidade e concentra em torno de 30 oficinas de manutenção de carros, entre outros negócios. As pessoas que trabalham nesses lugares e as que vão até lá para contratar serviços são beneficiadas com as novas calçadas”, completa.
