Teve início na última terça-feira (22), no Instituto Federal de Brasília (IFB) campus Planaltina, a 18ª edição do curso Introdução ao Plano de Negócios, promovido pela Emater-DF por meio do programa Filhos deste Solo. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens do meio rural para o empreendedorismo, oferecendo ferramentas e conhecimentos que permitam transformar ideias em projetos viáveis e sustentáveis no campo.
Voltado a filhos de agricultores familiares do Distrito Federal, o curso tem 65 participantes e vai até esta sexta-feira (25). A iniciativa busca estimular a permanência dos jovens no campo por meio da geração de renda e da valorização da sucessão familiar rural. Durante as aulas, os participantes terão contato com conteúdos voltados à elaboração de planos de negócios, identificação de oportunidades, análise de mercado, estruturação de custos e gestão de empreendimentos rurais, além de conhecerem as vantagens e possibilidades do associativismo e cooperativismo.
Voltado a filhos de agricultores familiares do Distrito Federal, o curso tem 65 participantes e vai até o dia 25 | Foto: Divulgação/Emater-DF
Segundo Adriana Dutra, coordenadora do programa Filhos deste Solo, o curso representa uma etapa fundamental na formação dos jovens como empreendedores. “Nossa intenção é mostrar que é possível inovar e empreender no campo, ensinando as etapas de planejamento, de forma que consigam colocar em prática de forma sustentável e economicamente viável suas ideias de negócios, respeitando as características do território e aproveitando o potencial produtivo das propriedades”, diz Adriana.