Emoção, expectativa e vontade de aprender foram os sentimentos que marcaram a abertura do 1º Ciclo do RenovaDF de 2025. As mais de 1,5 mil pessoas convocadas se reuniram, nesta quarta-feira (22), no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro, para dar início ao maior programa de capacitação profissional promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Do total, 150 vagas foram destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Um dos contemplados é Carlos Fabrício Domingues, de 39 anos. Em situação de rua, ele encontrou no RenovaDF uma chance de conseguir melhores condições de vida. “Eu vim de Minas Gerais há dez anos em busca de oportunidades. Quando o pessoal do acolhimento me inscreveu, eu cruzei os dedos. Foi uma alegria muito grande quando soube que fui selecionado. Estou ansioso demais”, relatou, emocionado.

As mais de 1,5 mil pessoas convocadas se reuniram, nesta quarta-feira (22), no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A previsão para 2025 é que aproximadamente 6 mil alunos sejam capacitados pelo RenovaDF, com 10% dessas vagas destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Eu tenho 58 anos e estou desempregado. Nessa idade, é difícil demais arrumar alguma coisa. O Renova vai ser de fato uma renovação na minha vida. Eu espero aprender muito e cada vez mais. O curso vai alavancar a minha vida”, compartilhou o aluno Antônio Carlos Vieira.
No lançamento da nova fase do programa, a governadora em exercício Celina Leão destacou a importância da iniciativa para quem quer entrar no mercado de trabalho: “Quero cumprimentar os familiares que estão aqui prestigiando os nossos alunos, que tiveram coragem de dar o primeiro passo para realmente plantar uma semente da mudança para ter aquilo que a gente fala aqui no GDF, que é a oportunidade. Por meio dessa oportunidade, a gente consegue transformar muitas vidas. Esse é o maior programa de qualificação do Brasil. Vocês vão estar em todo o DF fazendo reparos, obras e se qualificando”.
