O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deu início, nesta segunda-feira (12), a uma ação de conscientização voltada aos motofretistas. Agentes do órgão têm ido a pontos estratégicos para dar orientações a esses profissionais acerca das leis de trânsito, bem como para entregar a eles kits com equipamentos de proteção individual (EPIs).
A primeira parada foi em Sobradinho. Ainda nesta semana, o DER deve promover a iniciativa no Plano Piloto. "Essa ação é voltada aos motofretistas, que são os entregadores de aplicativo, porque eles passam muito tempo em cima da moto e a gente verificou que é o pessoal que mais sofre sinistros de trânsito. Para tentar evitar isso, a gente está distribuindo alguns EPIs, como o colete refletivo e a antena que corta linha de pipa, para a segurança deles", explicou o agente de trânsito Gustavo Estevam.
A ação ocorre em meio ao Maio Amarelo, um movimento criado em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que, neste ano, tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. "É um mês todo voltado para as ações de segurança e atenção no trânsito. É uma ação mundial, estamos já na 12ª edição e, onde a gente pode, a gente está fazendo ação, justamente para tentar diminuir um pouco os sinistros de trânsito", completou o agente.