O projeto Pelo Olhar Delas tem transformado a vida de mulheres no Distrito Federal. Criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), o programa busca oferecer um ambiente seguro e oportunidades de capacitação. Em quase um ano, mais de 100 mulheres participaram de palestras sobre empreendedorismo feminino e oficinas de trabalhos manuais.
Lançado em março de 2024, o projeto faz parte do programa Direito Delas, que oferece atendimento psicossocial a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência. Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a capacitação profissional é essencial para a autonomia feminina.
O projeto Pelo Olhar Delas incentiva a independência feminina das participantes | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
“A independência financeira é um passo fundamental para que as mulheres sejam protagonistas das próprias histórias. Seja na classe A ou na classe E, todas enfrentam desafios, e é nosso dever criar condições para que elas conquistem essa liberdade. O empreendedorismo e a qualificação são caminhos para isso”, disse.
Transformando vidas
A oficina de crochê foi um divisor de águas na vida de Antônia Silva, 38 anos. “Participar do projeto foi um recomeço para mim. Além de aprender um ofício, recuperei minha autoestima e a coragem de sonhar com um futuro melhor. Hoje, sei que sou capaz de transformar minha arte em uma fonte de renda e independência”, celebrou.