Entre sexta-feira (5) e domingo (7), as equipes de educação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estiveram em oito regiões administrativas orientando a população sobre comportamentos seguros nas vias. Pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e demais condutores totalizaram 3.190 pessoas impactadas com as ações educativas da autarquia.
Na sexta-feira, o Guará recebeu duas ações: o Café na Faixa, que orientou 200 ciclistas na prevenção de sinistros; e o projeto Entregadores de App, com abordagem e palestras sobre segurança viária a 80 ciclistas e motociclistas que trabalham fazendo entregas rápidas de compras por aplicativo.
Ainda na sexta, os educadores estiveram no Parque da Cidade levando orientações e material educativo sobre o trânsito a pé e em bicicletas a 60 ciclistas. E em Taguatinga, uma equipe de repentistas foi aos bares da QNL com o projeto Rolê Consciente, alcançando 350 pessoas.
Campanha nos bares
Em Águas Claras, equipes do Detran-DF fizeram abordagens com intervenções artísticas
As intervenções artísticas tiveram como foco alertar o público dos bares sobre os riscos da mistura bebida e direção. Nos bares da QNG, houve apresentações com os MCs do Trânsito, alertando 450 frequentadores sobre a importância da Lei Seca e os riscos de dirigir sob influência de álcool.
No sábado, a população de Vicente Pires teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a manutenção veicular e a importância de verificar as condições dos pneus, em ação do programa Pneu Seguro que alcançou 45 pessoas.
Também no sábado, o Detran-DF participou, no Plano Piloto, do projeto Bora de Bike, com palestra educativa e distribuição de material focado na circulação de bicicletas para 250 ciclistas. Nos bares de Águas Claras, os educadores abordaram cerca de 350 pessoas por meio das intervenções artísticas, com repentistas e entrega de material educativo sobre bebida e direção. No Recanto das Emas, 70 colaboradores do Instituto Candango de Solidariedade participaram de uma palestra sobre procedimentos de segurança para motociclistas.