O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para combater o mosquito da dengue rotineiramente. Neste sábado (3), os moradores de Santa Maria receberam a visita de agentes de Vigilância Ambiental e de servidores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), para verificar a presença de focos do Aedes aegypti e repassar orientações sobre as formas de combate. A ação faz parte do Dia D Contra a Dengue, promovida pela Administração Regional de Santa Maria em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), e continua neste domingo (3).
Moradores de Santa Maria receberam a visita de agentes de Vigilância Ambiental e de servidores do Corpo de Bombeiros Militar para verificar a presença de focos do Aedes aegypti | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A concentração das equipes ocorreu durante a 40ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, próximo ao ginásio poliesportivo de Santa Maria. Presente no evento, a vice-governadora Celina Leão observou a importância da parceria conjunta. “Temos armadilhas montadas e várias outras tecnologias para acompanhar a questão da dengue. Nós sabemos que o combate é uma luta de todos e precisamos da atenção da população. Os focos estão dentro das residências, e agora que começa a chover, começa a proliferação dos mosquitos”, disse.
A força-tarefa mobilizou cerca de 100 bombeiros militares e passou em endereços das Quadra 103 do Condomínio Santos Dumont e na Vila dos Carroceiros. “É importante abrir a casa para receber as equipes. Às vezes tem lugar que a gente nem imagina que pode nos prejudicar. Então, vamos abrir a porta para nos ajudar a fazer um trabalho em prol de todo o Distrito Federal”, defendeu o comandante-geral do CBMDF, Sandro Gomes.
O subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, destacou o potencial educativo do serviço: “Esse trabalho casa a casa é o momento em que temos a oportunidade de estar próximo do morador, para orientar e identificar os potenciais criadouros no domicílio. Quando identificamos a presença da larva, retiramos do local e mostramos para o morador, para que ele entenda o risco que tem dentro de casa.”
Segundo o subsecretário, os agentes aplicam larvicidas para tratamento focal em pontos que não permitem a remoção das larvas e, quando há registro de número elevado de criadouros, fazem a pulverização de veneno. “A Borrifação Residual Intradomiciliar é uma nova tecnologia que a Secretaria de Saúde tem implementado para auxiliar o combate à dengue. É uma substância que fica aderida ao local por um período maior de tempo – a literatura fala em até 60 dias. Então, quando o mosquito tiver contato com essa superfície, a substância vai aderir à estrutura do mosquito e vai matá-lo”, esclarece.
