Na sequência de Águas Claras e Arniqueira, Taguatinga passou a ser a terceira região administrativa do Distrito Federal a contar com novas linhas de Transporte de Vizinhança, os populares zebrinhas. Desde 2023, outras regiões têm recebido o serviço, que antes circulava apenas no Plano Piloto. Bem aceitos pela população e passando por ampliação na frota e nas viagens, os miniônibus são identificados visualmente na cor vermelha com listras brancas e possuem tarifa de R$ 2,70 – além de serem equipados com ar-condicionado.

De 2019 até setembro deste ano foram 252 linhas de ônibus criadas e retomadas pelo governo, ampliando a oferta de ônibus no Distrito Federal. Da Rodoviária de Taguatinga, por exemplo, saem cerca de 206 veículos apenas no período da manhã | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Já utilizando os novos zebrinhas de Taguatinga, o estudante Felipe Rodrigues, 19 anos, descreve a linha como uma boa alternativa pela rota rápida e, especialmente, pelo ar-condicionado. Morando na região, o jovem gasta menos de sete minutos no trajeto de casa até a faculdade. “Antes, eu tinha que esperar outros ônibus e, esse aqui, tem a rota certinha para eu descer na faculdade; é bem mais rápido. Eu quase sempre pego ele, facilita bastante a vida do passageiro”.
O comerciante de 64 anos Elias Silva, por sua vez, mora em Arniqueira e tem como deslocamento principal levar a netinha até a escola ou ir à igreja. Ele afirma que opta pelo Transporte de Vizinhança pela praticidade e rapidez. “Aqui tem bastante condução, mas passam todas no mesmo horário, então complica um pouco para a gente. E aí o Zebrinha trouxe essa celeridade; às vezes você perde um ou dois ônibus, mas logo depois já vem um Zebrinha. Isso tem ajudado bastante a população de Arniqueira”, observa.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o sistema atende bairros específicos e foi reativado para facilitar a locomoção em áreas locais, sendo uma alternativa mais rápida e barata
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o sistema atende bairros específicos e foi reativado para facilitar a locomoção em áreas locais, sendo uma alternativa mais rápida e barata. “É para atender essa demanda localizada, onde a pessoa não precisa pegar grandes circulares ou vias expressas para acessar comércios ou órgãos públicos. Também oferece uma viagem mais confortável e tem essa identificação específica para não confundir com as vias convencionais. Nós temos que olhar sempre para a modernidade e o avanço tecnológico do nosso transporte; essa é a determinação do nosso governador”, pontua.
