A maior edição do mutirão de limpeza de Ceilândia começou nesta quinta-feira (11) e já conta com maquinário pesado e dezenas de trabalhadores em diversas regiões da cidade. A operação, uma parceria entre a Administração Regional de Ceilândia e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), segue até sábado (13).
Ao todo, são usados 20 caminhões, cada um com capacidade para transportar de 12 a 13 toneladas de entulho por viagem, além de cerca de 40 trabalhadores, entre equipes do SLU e servidores da administração local. A expectativa é que sejam retiradas mais de 3 mil toneladas de resíduos em áreas públicas.
No primeiro dia, já foram recolhidos materiais como restos de obras, móveis velhos, lixo doméstico, pneus e até resíduos orgânicos. “Pedimos a colaboração da população de fazer o descarte correto, pois Ceilândia é uma região totalmente atendida pelo SLU. A cidade conta com três papa-entulhos, 24 papa-lixos e 17 papa-recicláveis, além da coleta seletiva e da coleta convencional realizadas diretamente na porta das residências”, disse o subdiretor de Limpeza Urbana, Everaldo Araújo.
A ação também contempla a limpeza de bacias de contenção, importantes para evitar alagamentos e reduzir os riscos de proliferação do mosquito da dengue.