Começou a funcionar nesta segunda-feira (4) a nova plataforma de embarque do Terminal de Integração do BRT de Santa Maria. Criado para dar mais conforto e segurança aos usuários, o espaço será utilizado pelos passageiros de sete linhas do sistema, que juntas oferecem 228 viagens de ida e volta por dia, de segunda a sexta, e 148 aos sábados.
As linhas que vão operar na nova plataforma são para a W3 Norte, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN), Cruzeiro, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Guará e Núcleo Bandeirante.
Ao todo, o terminal conta com 18 acessos, incluindo as ligações entre as plataformas de embarque e desembarque | Fotos: Divulgação/Semob-DF
A nova plataforma tem capacidade para ancorar três ônibus por vez. O espaço destinado aos passageiros é coberto e possui piso tátil. Foi construído em parceria da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Viação Pioneira, que é a operadora do BRT Sul.
“Com o aumento na demanda de passageiros, a Semob foi ampliando a quantidade de viagens até que o terminal passou a ter problemas de espaço tanto na plataforma de embarque quanto na área de circulação dos ônibus”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
De acordo com o secretário, após tratativas com a Viação Pioneira, a concessionária se dispôs a executar a ampliação da área de embarque. “Além do conforto e segurança dos passageiros, a área é importante para a operação no terminal”, disse Zeno.
[Olho texto=”Para facilitar o acesso à nova plataforma, a Semob instalou duas catracas com validadores que permitem a entrada dos passageiros diretamente na área de embarque” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]