As novas rodoviárias inauguradas em vários pontos do Distrito Federal nos últimos anos transformaram o cotidiano de milhares de moradores das regiões atendidas, proporcionando mais conforto, segurança e pontualidade ao transporte público. É o caso da auxiliar de loja Liz Gabrielle Maia, 19 anos, que mora perto da nova rodoviária do Itapoã e a utiliza desde a inauguração. Antes tendo que ir ao Paranoá para pegar dois transportes até o local de trabalho no Lago Sul, agora ela paga apenas uma passagem, embarcando em um único ônibus para chegar ao destino.
Moradora do Itapoã, Liz Maia precisava ir ao Paranoá para pegar dois ônibus e chegar ao trabalho, mas agora utiliza a rodoviária de sua cidade: “Posso sair um pouco mais tarde de casa e economizar no bolso” | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
“É muito tranquilo, dá um acesso muito bom para o pessoal do Itapoã; posso sair um pouco mais tarde de casa e economizar”, ressalta ela, que também elogia a infraestrutura do local: “Tem a parte coberta para não pegar chuva e sempre vejo um segurança vigiando”.
50 mil
Número de embarques diários na Rodoviária do Itapoã
A infraestrutura em mobilidade, ampliada neste GDF, é um dos investimentos que a Agência Brasília vai mostrar na série de reportagens Esta é a Nossa História, que levará o cidadão em uma viagem pelo Distrito Federal para conhecer como projetos do governo, a exemplo das novas rodoviárias espalhadas por diversas regiões administrativas, melhoraram a vida de pessoas e comunidades inteiras nestes últimos seis anos.
Benefícios
Com 27 linhas e 50 mil embarques diários, a Rodoviária do Itapoã reorganizou o transporte coletivo na região, reduzindo o tempo de deslocamento até o destino final e beneficiando mais de 30 mil moradores.
Inaugurada em 2024 com investimento de R$ 5,6 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a estrutura dispõe de seis baias para embarque e desembarque de passageiros, seis vagas de estacionamento para ônibus, 36 vagas para veículos particulares, 20 vagas para motos, banheiros com acessibilidade, lanchonete, bicicletário e salas administrativas. Durante a construção, foram gerados cerca de 130 empregos, impulsionando a economia local.
O pedagogo Patrick Quadros, que mora e trabalha no Itapoã, elogia a nova estrutura de transporte da cidade: “A rodoviária deixou tudo mais acessível, com as opções de rotas mais alternativas e diferentes atendendo o público”
Morando e trabalhando no Itapoã, o pedagogo Patrick Quadros, 30, também frequenta o novo espaço há algum tempo e fala da dificuldade que era antes do equipamento público: “Ficava mais longe; quando eu levava meus filhos para o posto de saúde, por exemplo, gastava uns dez minutos andando para chegar ao ponto. Nesse tempo de frio é ruim, ainda mais com a criança já doente”.
Patrick lembra que não apenas as rotas melhoraram, como houve um aumento no fluxo de transporte público, dando acesso a mais áreas da cidade: “A mudança de rotas trouxe um bom acesso tanto para a creche que tem aqui quanto para o fórum e as escolas lá de cima. A rodoviária deixou tudo mais acessível, com as opções de rotas mais alternativas e diferentes atendendo o público do Itapoã”.
