O Instituto Brasília Ambiental, por meio de equipe de servidores da Gerência de Fauna, realizou vistoria em passagens de fauna, na DF-131, em Planaltina. A via está localizada na área rural da região administrativa e demanda atenção especial, devido à proximidade com a Estação Ecológica Águas Emendadas, umas das principais unidades de conservação do Distrito Federal.
A execução da obra está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a implantação dessas passagens faz parte do processo de licenciamento ambiental que autorizou a execução da pavimentação da rodovia, em atendimento a um anseio da população local em trafegar por um local com calçamento.
Os corredores de fauna minimizam os impactos da urbanização e auxiliam na conservação da integridade dos ecossistemas | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, comemora as adequações: “O crescimento irregular da urbanização tem provocado a necessidade de garantir espaços seguros para o trânsito da nossa fauna silvestre. Com a expansão urbana invadindo o habitat natural dos animais, iniciativas que protegem seu direito de circulação são fundamentais e sempre bem-vindas.”
Durante a visita, os servidores verificaram os aspectos da construção em conformidade com os termos estabelecidos nas condicionantes para a implantação das passagens de fauna. A medida tem o objetivo de minimizar os impactos dos processos de urbanização auxiliando na conservação da integridade dos ecossistemas proporcionando um deslocamento seguro para a fauna e para os usuários da rodovia, evitando-se a ocorrência de atropelamentos.
