O 1º Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho ocorreu nesta quinta-feira (29) no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Durante a cerimônia, houve a entrega do selo QualiVida aos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do DF.
O evento foi promovido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Fazenda (Sefaz). “O papel da Secretaria de Fazenda hoje está sendo além dos números, trabalhando com qualidade de vida”, afirmou o secretário da pasta, Itamar Feitosa.

A secretária-executiva de Fazenda, Gilvanete Mesquita; o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior; o controlador-geral do DF, Daniel Lima; o secretário da Fazenda, Itamar Feitosa, e a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, com os representantes das pastas premiadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O selo QualiVida avalia iniciativas de qualidade de vida no trabalho, de acordo com os seguintes eixos temáticos: saúde e bem-estar, profissional, estrutura, estima e pessoal. Segundo o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, o foco do prêmio é destacar o papel do órgão junto aos seus servidores e colaboradores.
“É cuidar de quem cuida. Além de ajudar na melhoria das condições de trabalho, identifica o que o servidor precisa”, reforçou a subsecretária de Valorização do Servidor da Sequali, Tânia Monteiro.
Confira as iniciativas vencedoras de cada pasta.
? Categoria Autarquia
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) levou ouro na categoria de autarquias. A pasta elaborou o Plano de Qualidade de Vida do Servidor, no final de 2021, com foco nos servidores efetivos, comissionados e colaboradores, abrangendo cerca de 500 profissionais.
[Olho texto=”“Os profissionais se sentem acolhidos, valorizados. Muda até o engajamento no trabalho”” assinatura=”Lucimar Gomes, gerente de Capacitação e Atenção ao Servidor do SLU” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O SLU registrou cerca de 800 participações em cursos, palestras e bate-papos, entre outros eventos organizados em 2022. “Percebemos uma receptividade muito boa por parte dos nossos funcionários”, contou a gerente de Capacitação e Atenção ao Servidor do SLU, Lucimar Gomes. “Os profissionais se sentem acolhidos, valorizados. Muda até o engajamento no trabalho”.
Entre as iniciativas pensadas pela autarquia está o Plano Anual de Capacitação, palestras de autoconhecimento, acompanhamento psicossocial, ginástica laboral e eventos temáticos, como a Semana da Mulher. “Foram quatro dias de atividade organizadas na sede do SLU. Tivemos aulas de dança, espaço de saúde com aferição de pressão alta, bate-papos e uma ‘sessão pipoca’, com exibição de filme no nosso auditório”, detalhou Lucimar.
O SLU também dedica atenção a quem está se despedindo da autarquia. Muitos desses funcionários participam do Programa de Orientação para Aposentadoria, que oferece acesso a assistentes sociais para tirar dúvidas sobre planejamento financeiro. “Essas conversas também servem para mostrar que é possível se manter ativo mesmo estando aposentado”, acrescentou Lucimar.
? Categoria Secretaria
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu ouro no segmento de secretarias do GDF. Entre as iniciativas implementadas no ambiente de trabalho, está a Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual (CPPEAS), no âmbito do sistema socioeducativo, o projeto mais bem-pontuado em saúde e bem-estar da Sejus pela banca avaliadora da Sequali.
