Na tarde desta terça-feira (18), foi feita a primeira reunião do ano do Comitê Gestor da Transformação Digital (CGTD) do Governo do Distrito Federal (GDF), que recebeu representantes de quatro órgãos: as secretarias de Justiça (Sejus-DF), Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e Governo (Segov), além da Casa Civil. O grupo discutiu uma pauta extensa e demonstrou preocupação com o cumprimento dos prazos para a elaboração dos planos institucionais de transformação digital dos órgãos.
Durante a reunião, foi reforçada a informação de que os documentos pedidos servirão de base para o Plano de Transformação Digital do GDF 2025-2027 | Foto: Divulgação/Seec-DF
A subsecretária de Transformação Digital e Central de Relacionamento da Secretaria de Economia (Seec-DF), Adriana Rodrigues, lembrou que cerca de 50 órgãos já foram notificados sobre a necessidade de cumprir o decreto nº 40.253/2019, que trata da Política de Governança Digital.
“Para cumprir o decreto, precisamos que os órgãos criem seus subcomitês gestores e elaborem os respectivos planos institucionais”, apontou. “Esses documentos servirão de base para o Plano de Transformação Digital do GDF 2025-2027, que precisa ser entregue até setembro.”
“Estamos à disposição para auxiliar caso haja alguma dificuldade por parte dos órgãos. Construímos modelos e colocamos nossas equipes para ajudar nessa construção”
Wisney Oliveira, secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seec-DF
Atualmente, 58% dos subcomitês estão instituídos, abrangendo 31 secretarias e 18 instituições vinculadas (fundações, autarquias e instituições militares). A meta é atingir pelo menos 80% dos órgãos até junho deste ano. “Enviamos novamente um ofício via SEI reiterando a necessidade de instituição dos subcomitês, para que a entrega seja feita dentro do prazo”, reforçou Adriana Rodrigues.
O Plano de Transformação Digital-GDF 2024-2027 contará com iniciativas que visam a reduzir custos e melhorar o atendimento ao cidadão por meio da digitalização dos serviços públicos. O secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seec-DF, Wisney Oliveira, ressaltou a importância do cumprimento dos prazos: “Estamos à disposição para auxiliar caso haja alguma dificuldade por parte dos órgãos. Construímos modelos e colocamos nossas equipes para ajudar nessa construção, mas é fundamental que haja avanços”.