Na noite dessa quinta-feira (30), moradores do Recanto das Emas participaram da apresentação da prévia do plano de manejo do parque distrital da cidade. O encontro, organizado pelo Instituto Brasília Ambiental, teve como objetivo compartilhar as diretrizes propostas para a gestão e preservação da unidade de conservação, além de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões da comunidade.
Moradores do Recanto das Emas participaram da apresentação da prévia do plano de manejo do parque distrital da cidade, nesta quinta (31) | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
“Fizemos questão dessa reunião para que todos entendam: o parque não é meu, não é do administrador regional, não é do governo. Ele é de todos nós, e precisamos cuidar e zelar por ele”, afirmou o gestor da autarquia, Rôney Nemer. “Precisamos de cada um de vocês para nos ajudar a cuidar do nosso Cerrado, que é o berço das águas. Sem água, não há vida.”
O plano de manejo é um documento essencial para garantir o uso sustentável do parque, estabelecendo normas para conservação ambiental, uso público e atividades permitidas na área. Durante a apresentação, foi ressaltado que o documento não é estático e poderá ser revisado sempre que necessário, conforme as demandas da população e as necessidades do parque.