O produtor rural que quiser contribuir com ideias para o futuro desse segmento no Distrito Federal pode participar da 54ª oficina da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) – lei para orientar o desenvolvimento do DF nos próximos 10 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural.
O evento será em 14 de dezembro, às 19h, no auditório da sede da Seduh-DF, localizado no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF) convida toda a população para debater as questões relacionadas com a produção rural | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, destaca a relevância da discussão sobre quem está no território rural, em que há atividades produtivas, de agricultura e pecuária, em pequena e grande escala.
“Quando falamos dos produtores rurais, esse setor da economia precisa de políticas que orientem como ocupar o território e como vão desenvolver suas atividades”, afirma Pacheco. “Uma vez que o Pdot fala da organização do território, ele deve trazer diretrizes para que esses produtores rurais possam fazer suas atividades do modo mais sustentável possível e em alinhamento com o desenvolvimento do território como um todo”, ressalta.
Para a produtora rural Marilza Speroto, que vive no Núcleo Rural Lago Oeste, é importante o governo ouvir as demandas daqueles que estão na ponta, trabalhando com a terra e produzindo alimentos, de forma a contribuir com algum auxílio ou informação técnica, a exemplo de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
[Olho texto=”Durante a oficina, a população apresentará as demandas e, auxiliada pelos técnicos da Seduh, fará marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]