Chegou a vez de os moradores do Plano Piloto falarem sobre o futuro da região administrativa, que receberá a 55ª oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF). O evento será em 16 de dezembro, sábado, às 9h, na Escola Parque 308 Sul, na Entrequadra Sul (EQS) 307/308, Lote B – Plano Piloto.
Essa será uma oportunidade para a sociedade contribuir com o desenvolvimento local. As propostas serão analisadas pela Seduh-DF e consideradas na elaboração do texto do Pdot, que é a lei responsável por orientar o desenvolvimento do Distrito Federal e precisa ser revisada a cada 10 anos.
O evento será em 16 de dezembro, sábado, às 9h, na Escola Parque 308 Sul | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A participação da sociedade na elaboração dessa lei é fundamental, como explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, ressalta Pacheco.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Planalto, Vantuil Santana, é importante que a população participe, pois se trata de algo que impactará diretamente em suas vidas. “Seria bom que o maior número de moradores de cada localidade participasse, porque existem muitas coisas a serem consideradas dentro das normas. Nas discussões do Pdot, a população pode opinar nessas situações”, completou Santana.