Se engana quem pensa que as obras do Drenar DF se resumem apenas à implementação de um novo e inédito sistema de captação de águas pluviais. Além dos processos de escavação, montagem e concretagem dos túneis por onde a água da chuva passará antes de chegar ao Lago Paranoá, também há serviços de paisagismo que tornarão o espaço próprio para o lazer e a contemplação dos brasilienses.
Para além da implantação de um novo sistema de captação de águas pluviais, as obras do Drenar DF incluem a criação de um parque com praça, área verde e calçadas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Ao redor da bacia de detenção, localizada às margens da via L4 Norte, está sendo construído o Parque Urbano Internacional da Paz, que contará com 5 mil m² de calçadas e uma praça com área verde embelezada por esculturas e 249 árvores e arbustos, entre espécies para sombreamento – como magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas e copaíbas – e frutíferas, como aceroleira, pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira.
O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas
O projeto urbanístico para a criação do ponto turístico em Brasília foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os serviços de paisagismo também incluem a rampa que dá acesso à bacia do Drenar DF. Nesta semana, o declive começou a receber o plantio de grama. O material vai ajudar na preservação do espaço, que será monitorado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela manutenção do tanque.
