Em premiação inédita, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) reconheceu 52 órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) que se destacaram na busca por atender as recomendações realizadas por meio de auditorias da Controladoria. As recomendações são orientações e direcionamentos dados pelos auditores de controle interno com o objetivo de evitar erros e melhorar processos de trabalho, diminuindo, assim, as chances de algum desvio ou uso indevido de recursos públicos. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (6), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), como parte da agenda de programação da Semana da CGDF de Combate à Corrupção – promovida de 4 a 10 de dezembro.
Confira a lista dos órgãos e entidades agraciadas no Prêmio Alto Nível.
O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os órgãos que buscam atender todas as recomendações realizadas por meio de auditorias. Além do troféu, os premiados foram reconhecidos com selos que poderão ser divulgados para a população. No total, foram entregues 22 selos ouro, 16 selos prata e 14 selos bronze. “O Prêmio Alto Nível não é apenas uma cerimônia de reconhecimento. É um tributo àqueles que compreendem a importância do controle interno na promoção da eficiência, transparência e prevenção de irregularidades nos órgãos do GDF”, ressaltou o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
Para realizar a premiação, foi elaborado o Índice de Atendimento de Recomendações de Auditoria (Iara), que é calculado no mês de novembro de cada exercício, considerando os resultados dos órgãos e entidades do GDF nos últimos dois anos de monitoramento, contados até o mês de outubro do exercício em apuração. “A área de auditoria da CGDF faz um trabalho preventivo de combate à corrupção. As recomendações direcionam sobre mudanças de rota necessárias para evitar erros ou prejuízos, por isso elas são tão importantes. Cada recomendação atendida representa mais do que uma simples correção. É um passo em direção a um governo mais eficaz, responsivo e comprometido com o bem-estar da população”, explicou o subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Rodrigo Ramos.
E o que seria atender a uma recomendação? Por exemplo: em uma auditoria, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) percebeu que uma empresa contratada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) não estava realizando a manutenção predial prevista em contrato. Como resultado, a Controladoria recomendou, em relatório escrito, que a Seape notificasse a empresa para que o contrato fosse cumprido. E assim, prontamente, a Seape atendeu a orientação da CGDF e evitou algum tipo de prejuízo aos recursos públicos. Esse é só um dos exemplos do que se chama de atendimento de recomendações.
Administrador regional da Fercal, Fernando Madeira | Fotos: Divulgação/CGDF
Entre os agraciados na categoria ouro, cinco administrações regionais: da Fercal, do Park Way, do Plano Piloto, do Riacho Fundo e do Sudoeste/Octogonal. De acordo com o administrador regional da Fercal, Fernando Madeira: “É muito satisfatório parabenizar toda a equipe da administração da Fercal que tem se empenhado nessa luta para trazer melhorias para a nossa cidade. Nós somos das administrações que recebemos muitos apontamentos devido as gestões anteriores. São 53, e dessas 53 apenas um apontamento da nossa gestão. Nós tivemos que fazer um trabalho intenso junto com a equipe para conseguir fazer apuração, sindicância, a tomada de conta especial para indicar. Mas, graças a Deus, nós conseguimos atingir esse nível satisfatório em relação a esse índice”.
Luana Ribeiro, representante do BRB e BRB Serviços
Também na categoria ouro, o Banco de Brasília (BRB), o BRB Serviços e a Companhia Energética de Brasília (CEB). “As instituições financeiras são bem reguladas, a gente tem uma legislação própria e elas são bem severas em relação a isso, mas não é fácil não. É um esforço sim da nossa parte atender todas as recomendações”, ressaltou Luana Ribeiro, representante do BRB e BRB Serviços.
“É uma satisfação muito grande, tendo em vista o reconhecimento do trabalho que a companhia vem desenvolvendo, principalmente com relação a boas práticas de gestão e governança da companhia. Isso serve também para mostrar que a gente está seguindo o caminho certo, atendendo ao regulamento, às regras do jogo, vamos dizer assim, à conformidade da companhia”, pontuou Brás Kleyber Boris Teodoro, representante da CEB.