Soluções e iniciativas aplicadas em serviços, processos ou políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) foram reconhecidas pelo Prêmio Transformação Digital na Saúde no encerramento da 6ª Feira de Soluções para Saúde. A iniciativa premiou 15 propostas no evento, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Prêmio Transformação Digital na Saúde reconheceu 15 soluções inovadoras em cinco categorias | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
O reconhecimento – que tem o objetivo de incentivar a disseminação de inovações e soluções que produzam resultados positivos para a sociedade, especialmente no DF – ocorreu por categoria. Uma das 14 iniciativas apresentadas por servidores da SES-DF – O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para vigilância e enfrentamento da dengue na Atenção Primária – ficou em primeiro lugar na categoria Políticas Públicas de Saúde Digital no SUS.
[Olho texto=”“Quando começamos a mobilizar o nosso servidor para pensar fora da caixa, através da transformação digital, conseguimos fazer mais com os mesmos recursos”” assinatura=”Rodrigo Vidal da Costa, subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A proposta V4H venceu a categoria Complexo Econômico e Industrial da Saúde 5.0. Em Sistemas de Inteligência Artificial na Saúde, a primeira colocada foi a iniciativa denominada Proadsess. Já na categoria Pesquisa, desenvolvimento e inovações na transformação digital, ganhou a proposta JUDJe. Por fim, em Educação e Sociedade na Era da Saúde 5.0, a solução OpenCare 5G saiu vencedora.
“Precisávamos muito deste momento para reunir nossos esforços. Quando começamos a mobilizar o nosso servidor para pensar fora da caixa, através da transformação digital, conseguimos fazer mais com os mesmos recursos”, reforçou o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal da Costa, sobre a importância do evento para que soluções sejam pensadas especialmente pelos próprios servidores, que estão na ponta do atendimento e entendem os recursos disponíveis.