Esperança e paciência são virtudes da Valdeci de Vasconcelos, 62 anos, que mora em São Sebastião desde 1993. Contemplada com o programa Melhorias Habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a auxiliar de serviços gerais se inscreveu em 2018 e nunca desistiu do sonho de ter o lar totalmente reformado. Com o início das obras em novembro de 2023, a proprietária prometeu que iria à residência dela apenas quando estivesse pronta. E, na terça-feira (6), sem esconder a emoção, a moradora conheceu o novo lar.
Antes da reforma, a casa estava totalmente insalubre. Os cômodos, que possuíam pouca ventilação e iluminação, foram reformulados para suprir as carências da residência e gerar mais qualidade de vida aos moradores. Valdeci vive no local com as filhas Juliana e Cecília, e o neto Paulo Vitor.
Valdeci de Vasconcelos recebeu a casa reformada das mãos do diretor de Assistência Técnica da Codhab, Mauro Rocha, e da equipe da companhia | Fotos: Divulgação/Codhab
“Me informaram onde estava o posto da Codhab e eu fui lá me inscrever. Depois uma assistente social veio aqui na minha casa, olhou tudo e conversou comigo. E recentemente fui selecionada. Estou muito feliz, estou explodindo de felicidade. Eu perguntei ‘Como será que vai ficar? Deve ficar linda’. Eu falei que viria aqui só quando estivesse pronta. Ficou lindo demais, eu amei tudo”, comenta Valdeci.
Foi construído mais um banheiro, devido ao número de pessoas na casa
Para o aconchego dos moradores, a planta original foi alterada pela equipe de arquitetura da Codhab. Mais um quarto foi construído e os três cômodos mudaram para a parte dos fundos do lote. Na intervenção arquitetônica, para expandir a área da sala, foi planejado um ambiente integrado com cozinha.
Foto antes da obra. O banheiro social foi reformado com novas instalações hidráulicas e um novo revestimento
