O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, nesta quarta-feira (26), cerca de 400 médicos para o acolhimento dos programas de residência da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF). Após um processo seletivo disputado, os selecionados vão atuar nos hospitais da rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF). Os profissionais vão se especializar em diversas áreas e reforçar os atendimentos nos hospitais da rede.
A residência médica no Distrito Federal está entre as mais concorridas do país, atraindo, todos os anos, médicos de diversas regiões. Ao todo, são 116 programas, que têm duração de dois a cinco anos, a depender da especialização. Atualmente, a SES-DF conta com mais de 1100 residentes. A ESPDF, mantida pela Fepecs, é a instituição formadora responsável pelos programas, que são custeados pela secretaria.
A residência médica no Distrito Federal está entre as mais concorridas do país, atraindo, todos os anos, médicos de diversas regiões | Foto: Ualisson Noronha/ Agência Saúde
Durante a abertura do evento, a coordenadora de cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da ESPDF, Vanessa Dalva Guimarães Campos, deu boas vindas aos novos residentes e declarou aberta a solenidade.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes, destacou a importância da fundação no contexto dos programas de residência médica e enfatizou o orgulho em presenciar o auditório repleto de profissionais que ingressarão na rede de saúde. “Sejam bem-vindos e aproveitem. Vocês estão entrando em um cenário muito rico de aprendizados, mas também têm muito a contribuir. É uma troca, uma via de mão dupla”, declarou. Por fim, a diretora incentivou os novos residentes a permanecerem na rede pública de saúde, ressaltando a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a assistência aos pacientes.