Ter acesso a uma preparação com aulas, profissionais capacitados e um ambiente estruturado pode não ser tão acessível para quem almeja estudar para ser aprovado em um concurso público e não tem condições para arcar com esse custo. Mas essa realidade pode ser transformada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que oferece a oportunidade de forma gratuita por meio do projeto Aprova DF.
Com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), a iniciativa oferece preparação gratuita por 12 meses para concursos públicos. O programa está em execução desde junho, mas os interessados ainda podem participar dos aulões realizados todos os sábados e domingos, das 8h às 17h, no Edifício Oscar Alvarenga, localizado no Setor Comercial Sul.
Os alunos também têm acesso a um material didático completo e lanche gratuito | Fotos: Divulgação
A estrutura do projeto conta com auditório climatizado, cadeiras confortáveis e banheiros, além de telões de LED para facilitar a visualização das aulas. Para promover mais acessibilidade, há tradutores de Libras que fazem parte do projeto, que dispõe de professores experientes e especializados em cursinhos preparatórios. Os alunos também têm acesso a um material didático completo e de apoio, café disponível o tempo todo para ajudar na concentração e lanche gratuito para manter a energia durante o dia.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o Aprova DF tem como propósito criar oportunidades para transformar a vida dos cidadãos. “Com os aulões que já estão em andamento há três meses, temos proporcionado a chance de realizar sonhos, contando com os melhores profissionais e horários flexíveis que permitem a participação de todos. Essa iniciativa tem demonstrado sucesso, oferecendo uma alternativa valiosa para aqueles que não têm condições de arcar com um curso preparatório. Assim, possibilitamos que mais pessoas concretizem o desejo de se tornar servidores públicos e alcancem seus objetivos”, pontua.