Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Núcleo de Estudos Étnico-Raciais” da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A atividade terá certificação de 40h e é destinada à comunidade acadêmica da instituição distrital e de outras universidades, professores de escolas públicas e público em geral. Interessados em participar têm até a próxima segunda-feira (18) para fazer a inscrição.
“O projeto consistirá em encontros quinzenais para explorar textos escritos por intelectuais negros e suas contribuições para a análise das relações étnico-raciais e para a transformação da sociedade em direção à justiça social e cognitiva. Ao final do projeto, os participantes realizarão uma oficina de educação antirracista a fim de sistematizar e socializar aquilo que foi aprendido ao longo do semestre”
Paloma Maroni, doutora em antropologia e docente responsável pelo projeto
Segundo a professora Paloma Maroni, doutora em antropologia e docente responsável pelo projeto, o objetivo da iniciativa é debater as ideias e os projetos políticos emancipatórios de autores (as) negros (as) de modo a contribuir para a problematização das dinâmicas étnico-raciais de reprodução das desigualdades sociais, considerando a articulação das categorias de raça, gênero, classe e sexualidade que conformam as complexas dinâmicas de opressão.
“O projeto consistirá em encontros quinzenais para explorar textos escritos por intelectuais negros e suas contribuições para a análise das relações étnico-raciais e para a transformação da sociedade em direção à justiça social e cognitiva. Ao final do projeto, os participantes realizarão uma oficina de educação antirracista a fim de sistematizar e socializar aquilo que foi aprendido ao longo do semestre”, explica a docente.