O projeto de implantação de transplante de medula óssea (TCTH) no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi apresentado em reunião entre representantes do HBDF, da Secretaria de Saúde (SESDF) e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que sediou o encontro. A iniciativa é uma parceria entre a SESDF e o IgesDF.
“A colaboração entre o IgesDF e a SESDF é essencial para suprir uma demanda da saúde pública tão urgente como o transplante de medula óssea. Somente unindo esforços poderemos garantir o acesso a esse tratamento tão necessário para os pacientes da nossa região”, ressaltou o superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio.
O transplante de medula óssea vai atender a uma demanda urgente no DF | Foto: Divulgação/IgesDF
O chefe do Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea do hospital, Luiz Henrique Athaides Ramos, explicou que o projeto envolve o tratamento da doença neoplásica, a indicação do TCTH, a forma de coleta, condicionamento e infusão das células, além de todo suporte até o dia da “tão sonhada pega medular”. Ele também enfatizou a reestruturação necessária para que o andar indicado do HBDF receba o serviço.