Nesta terça-feira (3), foi anunciada a contratação de 18 novos produtores parceiros do projeto Produtor de Água no Pipiripau. A assinatura dos contratos foi feita durante a última reunião da Unidade Gestora (UGP) do projeto, com a presença de representantes das instituições participantes, no Parque dos Pequizeiros, no Núcleo Rural Santos Dumont (Planaltina).
Nesta terça (3), foi anunciada a contratação de 18 novos produtores parceiros do projeto Produtor de Água no Pipiripau | Foto: Divulgação/Emater-DF
O objetivo do projeto é orientar, incentivar e apoiar os produtores rurais na promoção da sustentabilidade hídrica da bacia, por meio de práticas preservacionistas e de recuperação ambiental que favoreçam a penetração da água no solo, aumentando a recarga do fluxo de base e a disponibilidade de água.
As novas contratações foram possíveis graças a um aditivo ao contrato de concessão e a um novo acordo de repasse assinado este ano entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), que prevê o investimento de R$ 5 milhões ao longo de cinco anos, com um valor anual de R$ 1 milhão, estendendo-se até 2028. O recurso viabiliza principalmente o Pagamento pelo Serviço de Proteção dos Recursos Hídricos (PPRH) junto aos produtores. Para 2025, espera-se firmar mais 50 contratos.