A manhã desta quinta-feira (24) foi repleta de sorrisos e descobertas para mais de 100 pessoas idosas do Gama e de Santa Maria, participantes do projeto Viver 60+, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Elas participaram da segunda edição do ano do Zoo Experiência, um passeio especial ao Zoológico de Brasília que une lazer, socialização e educação ambiental.
A aposentada Maria da Conceição Boaventura, 76 anos, descreveu o momento como uma bênção. Viúva há 19 anos e com os filhos já casados, ela mora sozinha, mas encontrou no projeto uma nova família. “Esse grupo me acolheu. Eu participo de quase todas as atividades e faço questão de vir ao passeio. Isso faz muita diferença para minha saúde física, e principalmente para a mental”, contou, emocionada.
Maria da Conceição Boaventura conta que o programa da Sejus a ajuda a manter a saúde física e mental | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Desde fevereiro de 2024, o projeto Viver 60+ já beneficiou mais de 700 pessoas idosas, promovendo ações que estimulam a autonomia, o bem-estar e a inclusão social. A proposta vai além do lazer, com foco na qualidade de vida por meio de atividades culturais, informativas e físicas.
Reencontros com a natureza e com a alegria
Aos 90 anos, Francisca Mendes da Fonseca, moradora do Gama, reviveu um sentimento especial ao visitar o zoológico. “Sempre gostei dos animais, principalmente dos macaquinhos. Antes eu trazia meus filhos e netos, mas agora dependo muito deles para vir. Com o projeto, tive essa chance maravilhosa de voltar”, declarou.