Ambientes de lazer devem ser espaços de segurança e respeito para todas as pessoas. Pensando nisso, o protocolo Por Todas Elas chegou a mais um estabelecimento, capacitando 105 colaboradores do restaurante Mané Mercado, em Brasília, nessa quinta-feira (3). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), visa combater a violência de gênero e o assédio em bares, restaurantes e outros locais de entretenimento, garantindo que funcionários estejam preparados para agir diante de situações de risco.
O protocolo Por Todas Elas capacitou 105 colaboradores do restaurante Mané Mercado, no centro de Brasília, nessa quinta-feira (3) | Foto: Hugo Lira/Sejus-DF
O treinamento oferece ferramentas para que proprietários e equipes identifiquem e respondam de forma adequada a casos de assédio e violência contra mulheres. Quando necessário, as autoridades competentes são acionadas, sempre com acolhimento e respeito às vítimas.
Ambiente mais seguro
Felipe Cavalcante, que trabalha em um restaurante do Mané Mercado há um mês, destacou o potencial da capacitação para transformar comportamentos: “Tudo começa com a conscientização. A sociedade ainda é machista, e treinamentos como esse reforçam a necessidade de respeito às mulheres”.
Trabalhando há um mês no Mané, Felipe Cavalcante elogiou a capacitação: “A sociedade ainda é machista, e treinamentos como esse reforçam a necessidade de respeito às mulheres”
Já Beatriz Paulinho da Silva, garçonete há um ano no complexo, ressaltou a importância da iniciativa no dia a dia da equipe: “Já presenciei casos de importunação. Com essa capacitação, ficamos mais atentos não só ao atendimento, mas também ao comportamento dos clientes. Precisamos garantir que todas as mulheres se sintam seguras”.