18/09/2025 às 16h00 - Atualizado em 18/09/2025 às 16h00
Quarta do Cidadão promove 672 atendimentos em edição especial de aniversário
Ação promovida pela Defensoria Pública do DF marcou um ano do projeto e ocorreu em conjunto com o “Setembro D”
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Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares
A edição especial de um ano da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 672 atendimentos à população em situação de vulnerabilidade, nessa quarta-feira (17). A ação ocorreu em conjunto com o “Setembro D”, iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) voltada ao acesso à Tarifa Social de Água e Esgoto (TSAE), instituída pela Lei nº 14.898/24, em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
A ação contou também com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Distrito Federal (Adep-DF). A iniciativa ofereceu uma gama de serviços, como atendimento jurídico gratuito, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social, serviços de saúde, corte de cabelo, encaminhamento profissional e distribuição de lanches. Com o apoio de diversos parceiros, a ação se destaca pela oferta integrada de serviços essenciais. Ao longo dos últimos 12 meses, a Quarta do Cidadão contabilizou 6.629 atendimentos.
Ação ofereceu uma gama de serviços, como atendimento jurídico gratuito, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social | Foto: Divulgação/DPDF
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a experiência mostrou, mais uma vez, que a atuação conjunta é capaz de ampliar resultados. “Somamos forças e conseguimos alcançar um número expressivo de pessoas que saíram daqui com seus direitos garantidos”, ressaltou. O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador do projeto, Celso Murilo de Britto, defende que, ao integrar os atendimentos sobre a TSAE, a Quarta do Cidadão deu um passo importante para garantir direitos de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade.
“Cada atendimento realizado representa um avanço para reduzir desigualdades. O trabalho coletivo mostrou sua força ao transformar o espaço em um ambiente de acolhimento e de soluções práticas”, frisou. “O contato direto com a população mostrou o quanto a informação sobre a Tarifa Social é necessária. Ver pessoas saindo orientadas e já encaminhadas para garantir o direito foi um dos grandes ganhos deste evento”, defendeu a presidente da Anadep, Fernanda Fernandes.
Para a defensora pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, o saldo da edição de aniversário da Quarta do Cidadão foi extremamente positivo. “Conseguimos oferecer atendimentos essenciais e aproximar a população de direitos que, muitas vezes, ficam distantes daqueles que mais precisam”, finalizou.
Serviços oferecidos
Defensoria Pública do Distrito Federal: Assistência jurídica; Atendimento psicossocial (Suap); Exames de DNA gratuitos; Atendimentos voltados à Tarifa Social de Água e Esgoto (em parceria com a Anadep e a Adep-DF).
Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF): Serviços do Na Hora.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF): CTPS Digital; Inscrições e orientações para cursos ofertados pela Sedet-DF.
Polícia Civil do Distrito Federal: Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Escola de Barbeiros Roberto Ramos: Corte de cabelo; Barba.
Caixa Econômica Federal: Desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS; Emissão de boletos, cartão social, conta corrente e poupança; Consulta ao PIS e ao FGTS; Renegociação de dívidas.
Caesb: Distribuição de água potável para a população; Negociação e renegociação de dívidas; Alteração de titularidade; Suspensão de fornecimento; Religação; Revisão de conta e agendamento de atendimento.
Instituto Diabetes Brasil: Orientação sobre diabetes; Realização de testes de glicemia.
Sesc: Van Saúde do Homem; Consultas de enfermagem; Testes rápidos.
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF): Vacinação.
Neoenergia: Esclarecimento de dúvidas; Solicitação de serviços.
Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide) – Projeto Visão para Todos: Exames de vista.
Detran-DF: Conscientização/Educação no trânsito; Regularização de documentos; Outros serviços.
Serviço Social da Indústria da Construção-DF (Seconci-DF): Dentista: limpeza e restauração.
Defensoria Pública da União: Auxílios do Governo Federal: INSS, BPC, Loas.
*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal