Em uma iniciativa transformadora, a Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social OMNI, lança a terceira edição do projeto Reconstruindo Sorrisos, que já passou por regiões como Estrutural, Brazlândia e Ceilândia e agora chega à Região Norte do Distrito Federal para atender mulheres de Planaltina, Arapoanga e Sobradinho. Os atendimentos e capacitações itinerantes começam em 4 de novembro e se estendem por 12 semanas.
A cada semana, a carreta móvel será montada em uma localidade diferente para realizar os atendimentos odontológicos, equipada com consultórios completos, incluindo sala de raio-X e sala de esterilização. Com a meta de atender gratuitamente 600 mulheres, o projeto pretende realizar 3 mil procedimentos odontológicos, conforme a necessidade de cada mulher assistida, visando resgatar a autoestima das participantes e recuperar seus sorrisos perdidos. Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação, com carga horária de 20h e certificação, nas áreas de gastronomia, beleza e estética.
A cada semana, a carreta móvel será montada em uma localidade diferente para realizar os atendimentos odontológicos | Foto: Vinícius de Melo/SMDF
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a continuidade das ações do Reconstruindo Sorrisos é uma resposta à necessidade urgente de apoio a mulheres que enfrentam dificuldades físicas e emocionais profundas, com destaque para as mulheres rurais. “Desta vez, vamos conseguir alcançar também as mulheres rurais. Muitas vezes elas lidam com a distância entre suas residências e os locais de atendimento. Isso faz com que várias deixem de cuidar da saúde bucal, o que impacta diretamente sua autoestima. Além disso, algumas mulheres sofrem traumas resultantes da violência doméstica e precisam desse cuidado especializado para reconstruírem seus sorrisos”, enfatizou.