Todas as garagens de ônibus das empresas do transporte público coletivo do Distrito Federal recebem visitas periódicas dos fiscais da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Na última quinta-feira (7), a operação chamada Porta de Garagem ocorreu em uma das garagens da Viação Pioneira, em São Sebastião. A vistoria checou a situação de 108 veículos, 13 deles com alguns defeitos que foram solucionados no mesmo dia, antes do término da operação.
A operação Porta de Garagem é realizada pelos auditores fiscais da Subsecretaria de Fiscalização e Controle da Semob (Sufisa) | Fotos: Divulgação/Semob-DF
“A fiscalização é para que o transporte aconteça e o usuário tenha o serviço disponível”, explicou o secretário da Semob, Zeno Gonçalves, que acompanhou os trabalhos dos fiscais em São Sebastião. Segundo ele, quando um veículo está com defeito, a equipe de fiscalização aciona a empresa para que solucione o problema e o veículo volte o mais rápido possível para atender a linha. “A Semob atua de forma preventiva para fazer com que o transporte aconteça”, afirmou.
A operação Porta de Garagem é realizada pelos auditores fiscais da Subsecretaria de Fiscalização e Controle da Semob (Sufisa). Na ação, a equipe verifica os equipamentos obrigatórios, os itens de segurança, a estrutura do veículo, a limpeza e outros itens necessários para o bom funcionamento dos ônibus. O intuito é reduzir a possibilidade de veículos apresentarem defeitos quando estiverem em circulação.