O Riacho Fundo II acaba de ganhar mais uma escola para atender a comunidade. Nesta quarta-feira (23), o governador Ibaneis Rocha inaugurou o novo Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade, com capacidade para acolher 672 crianças. Localizada na QN 12, no Parque do Riacho, a unidade contou com um investimento de mais de R$ 12,2 milhões por parte do Governo do Distrito Federal (GDF) para ser construída.
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta quarta (23), o novo Centro de Educação Infantil (CEI) do Riacho Fundo II, com capacidade para 672 crianças | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Educação do DF em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Pronta para receber a garotada, a estrutura conta com 14 salas de aulas distribuídas em uma área total de 3.014,84 m² e vai atender crianças entre 4 e 5 anos de idade. As atividades serão multidisciplinares e os pequenos vão usufruir de espaços como brinquedoteca, ludoteca e cineminha, além de alimentação balanceada e cuidados básicos.
Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha lembrou que o Riacho Fundo II tem recebido a infraestrutura necessária em seu governo com a entrega de um viaduto no entroncamento com o Recanto das Emas, de uma unidade de pronto atendimento e uma unidade básica de saúde; com a reforma da Feira Permanente e do Skate Park; a duplicação da Avenida N3; a abertura da primeira agência bancária da região administrativa e de um Centro Interescolar de Línguas (CIL), entre outras ações.
“No Riacho Fundo II, nós tínhamos uma dificuldade com equipamentos públicos. Entregaram uma cidade-dormitório, onde as pessoas vinham para cá e saíam para o seu trabalho, e a partir de 2019 temos implementado diversas melhorias. Com o viaduto, nós criamos uma facilidade no acesso; entregamos uma UBS, que é uma das mais belas de Brasília, uma UPA, a feira da cidade e, hoje, essa escola”, lembrou o governador do DF.
“As crianças eram transportadas para estudar em outros locais. Fizemos um pedido à Secretaria de Educação e à Novacap para elevar o padrão das construções das escolas para deixarmos um legado para o futuro”, acrescentou Ibaneis Rocha. Ao citar a qualidade das escolas, o chefe do Executivo agradeceu a parceria com os deputados na liberação de emendas parlamentares.
Já a vice-governadora Celina Leão pontuou que o investimento em educação vai além do presente. “É um ganho muito grande para a população. Promover uma educação de qualidade é um compromisso fundamental da nossa gestão, liderada pelo governador Ibaneis Rocha. Mais que garantir um direito básico, quando investimos na educação, estamos dando condições para termos um futuro melhor na nossa cidade”, disse.

O novo Centro de Educação Infantil Parque do Riacho conta com dois pavimentos e um terreno cercado por muro e gradil metálico | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Também presente na cerimônia, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou que os alunos não vão precisar se deslocar por grandes distâncias para estudar. “Estamos muito felizes com mais essa entrega. Trabalhamos para construir o espaço e a mobília foi custeada por emenda parlamentar do deputado Hermeto. Essa região precisava muito, porque está em expansão e constante crescimento. Antes, as crianças dessa idade precisavam se deslocar para outras cidades, como Núcleo Bandeirante, e agora todas virão para cá”, defendeu.

