A Secretaria de Saúde (SES-DF) publicou, nesta quinta-feira (10), o edital do pregão eletrônico para locação de ventiladores pulmonares, Cpap e Bipap. Os equipamentos de uso domiciliar são fundamentais no tratamento de pacientes com síndrome de apneia obstrutiva do sono ou doenças neuromusculares, como atrofia muscular espinal, esclerose múltipla, entre outras.
Com investimento de mais de R$ 3 milhões, o edital é destinado ao aluguel de 230 unidades de Cpaps - aparelhos que fornecem um fluxo contínuo de ar ao paciente tanto na inspiração quanto na expiração; e de 237 Bipaps - equipamentos com dois níveis de pressão, um para a fase inspiratória e outro para a expiratória.
“Com o contrato, estabelecemos um fornecimento contínuo, dando que dá segurança aos pacientes e aos profissionais assistenciais. O tratamento não é interrompido”, afirma o pneumologista e referência técnica distrital (RTD) na área, Rafael Melo de Deus.
O Sistema de Registro de Preços (SRP) foi o escolhido para o processo de contratação. O objetivo é fornecer os equipamentos, considerados de alta complexidade, de forma contínua e ininterrupta. O prazo de vigência da locação é de 12 meses, contados a partir da assinatura do contrato, prorrogável por até 120 meses.