Mais uma tenda de acolhimento para pacientes com dengue foi entregue neste sábado (27), desta vez no Varjão. A estrutura está montada no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da região, ponto estratégico para proporcionar atendimentos mais rápidos à população e desafogar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Semelhante a um hospital de campanha, esta é a 10° unidade entregue pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na força-tarefa para mitigar os impactos da dengue no DF.
A tenda de acolhimento para pacientes com dengue inaugurada no Varjão tem estrutura semelhante a um hospital de campanha | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília
Cada uma das tendas de acolhimento conta com mais de 60 profissionais da saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia. A secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Nelma Louzeiro, afirma que as estruturas estão prontas para o atendimento e a população tem dado um retorno positivo.
“Quem tiver sintomas como dor atrás dos olhos, dor no corpo, febre e mal estar geral, pode vir à tenda. Aqui é o local ideal para esse atendimento”
Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde
“As pessoas estão chegando e recebendo o atendimento necessário. E esse era o grande objetivo. Nós abraçamos esse desafio e aqui está a décima tenda”, disse. Nelma Louzeiro lembra ainda que a unidade realiza atendimentos infantis. “Crianças também são assistidas e avaliadas pela equipe médica, assim como em todas as tendas”, declarou a secretária-adjunta.
A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, explica que as tendas são o primeiro local que os pacientes devem procurar. “Quem tiver sintomas como dor atrás dos olhos, dor no corpo, febre e mal estar geral, pode vir à tenda. Aqui é o local ideal para esse atendimento”, afirmou.

Arte: Agência Brasília
