A inauguração do viaduto do Jardim Botânico, em novembro passado, resultou em economia de tempo para a população. Construído pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com investimento de R$ 33,5 milhões, o elevado eliminou os frequentes engarrafamentos registrados na região, beneficiando cerca de 50 mil motoristas diariamente. São impactados condutores da cidade e de outras regiões da parte leste da capital federal, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.
Dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) confirmaram o impacto positivo da obra, com aumento significativo na velocidade dos veículos antes e após a entrega. No dia 5 de novembro, a velocidade média no horário de pico da manhã era de 10,7 km. Oito dias depois, em 13 de novembro, a velocidade média no mesmo horário saltou para 55 km/h, cinco vezes maior do que o primeiro valor. Já no horário de pico noturno, foram registradas duas variações principais: de 23 km/h a 55 km/h e de 13 km/h para 28 km/h.
Esse investimento em infraestrutura, que impacta diretamente no cotidiano do cidadão, é uma das ações e obras que a Agência Brasília mostra na série de reportagens Esta é a Nossa História, que viajará pelo Distrito Federal para conhecer como os projetos deste GDF mudaram a realidade de pessoas e comunidades inteiras nestes últimos seis anos.

O viaduto impacta de forma positiva a vida de condutores da cidade e de outras regiões da parte leste do DF, como São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
“O tempo de percurso também foi afetado. Verificamos que no dia 5 de novembro o motorista levou seis minutos para se deslocar em trecho de 2 km, enquanto no dia 13 o mesmo trajeto foi feito em três minutos. É uma economia substancial que gera mais qualidade de vida para as pessoas”, esclarece o superintendente de Trânsito do DER-DF, Elcy Ozório dos Santos.
Com base em informações levantadas diariamente, o DER-DF aplicou medidas complementares para agregar ainda mais no trânsito da região. Houve alteração na programação semafórica em horários de alta circulação de veículos para reduzir o tempo de parada, além de inserção de linha verde, em que os dispositivos permanecem abertos no mesmo momento. Assim, o vínculo pode cruzar o trecho sem interrupção. Outro destaque é a liberação de uma faixa de rolamento na via entre o viaduto e a via de acesso à São Sebastião.
Para a empresária Gabriela do Nascimento, 36 anos, a melhora no deslocamento aumenta a qualidade de vida da comunidade. Antes da obra, ela gastava mais de uma hora no trajeto entre a casa, próximo à DF-140, na altura do Condomínio Residencial Mônaco, até o trabalho, que fica a 700 metros do novo elevado. “Se eu saísse de casa depois das 6h, não conseguia chegar no estúdio às 7h. Ou seja, são 10 km, praticamente, e eu gastava mais de uma hora. Graças ao viaduto, hoje gasto 15 minutos, no máximo, em horário de pico”, exemplifica.
O servidor público Christian Govastki, 51, conta que, antes da inauguração do viaduto, precisava montar estratégias para cumprir os compromissos do dia pontualmente

