Uma vitória em família. Três irmãos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente, na 913 Sul, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024. A competição foi realizada de 7 e 12 de outubro, no Sesi Lab com os 27 primeiros classificados dos estados e do Distrito Federal. O desempenho dos estudantes garantiu à escola o título de campeã da Capital na competição.
Os trigêmeos Pedro, Thiago e Bethania Januário Pereira, de 14 anos, têm motivações distintas para participar das olimpíadas científicas. Pedro, o primeiro a se envolver nessas disputas, busca constantemente a superação pessoal. “Tenho que conquistar alguma medalha, alguma coisa, para vencer. Quero melhorar a cada ano que participo das olimpíadas”, conta o estudante, que acabou incentivando os irmãos a seguirem o mesmo caminho.
Os trigêmeos Pedro, Thiago e Bethania Januário Pereira, de 14 anos, ao lado da diretora Áurea Satomi | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF
Thiago Januário vê sua participação na competição com foco no futuro profissional. “Acho que vai ajudar no meu futuro, para eu conseguir um emprego e entrar numa faculdade pública.” Já a irmã Bethania destaca o valor intelectual do desafio: “As provas são difíceis, mas boas. Elas podem abrir portas em várias áreas e ajudar na carreira que eu escolher.”
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com coordenação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e participação das concessionárias distribuidoras de energia que atuam no país. A competição tem como objetivo disseminar informações sobre o uso racional da energia elétrica e contribuir para a formação de consumidores conscientes.
Iniciativas como a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética são fundamentais para fortalecer o aprendizado e incentivar a participação dos estudantes em temas relevantes para a sociedade.