A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) é a mais nova integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um sistema de colaboração e recursos voltado para a inovação e desenvolvimento em pesquisa e educação. A novidade está sendo comemorada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da instituição, Alan Silva Macedo.
Com a integração ao sistema, UnDF terá acesso a rede de alta velocidade e mais ferramentas tecnológicas | Foto: Divulgação/UnDF
“Essa conquista é especialmente gratificante, porque reflete um compromisso real com o futuro da educação”, afirma o gestor. “Não se trata apenas de ter acesso a uma infraestrutura digital robusta, mas de promover um ambiente de colaboração e troca de saberes que transcende as fronteiras físicas. Isso me traz um senso de realização pessoal, sabendo que estamos criando uma universidade mais acessível, mais integrada e preparada para o futuro.”
Avanços
Os benefícios da integração da UnDF ao Sistema RNP incluem acesso a uma rede de alta velocidade, suporte a projetos de pesquisa colaborativa, recursos educacionais e ferramentas tecnológicas.
A participação também permite acesso a eventos e treinamentos, além de possibilitar o envolvimento em iniciativas que promovem a inovação e o avanço científico e educacional.
Para operacionalizar a adesão, a UnDF conta com a parceria da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep-DF GigaCandanga). A instituição oferecerá uma infraestrutura de rede sólida e confiável com conexões de internet de alta velocidade — instalação de fibra óptica nos campi Norte e Riacho Fundo — possibilitando, assim, o acesso ao Sistema RNP.