Com a unidade móvel do Hospital Veterinário Público (Hvep) do Distrito Federal desembarcando no Arapoanga, os moradores da região administrativa terão a oportunidade de levar seus cães e gatos para atendimento clínico, ambulatorial e realização de exames de sangue (hemograma e bioquímicos). O serviço começou dia 12 de agosto e ficará por três meses no Centro Educacional (CED) Dona América Guimarães, que fica próximo ao Condomínio Mansões Arapoanga, na quadra 10K.

A unidade móvel do Hospital Veterinário Público fica no Arapoanga até novembro, instalado no Centro Educacional Dona América Guimarães | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Cerca de 200 atendimentos são realizados por mês na unidade móvel, com dez senhas entregues por dia a partir das 7h30. A triagem e demais procedimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, até as 12h. No período vespertino, são atendidos apenas os retornos previamente agendados.
A aposentada Luzia Santana Lopes Santiago, 67 anos, aproveitou a manhã para levar os três cachorrinhos da raça pinscher até a unidade móvel, próxima da casa dela. Com o Marley e a Nenê no colo, e o Théo em uma sacolinha de transporte, Luzia diz estar feliz pela oportunidade de fazer um check up para avaliar a saúde dos companheirinhos de 15 anos. “Eu acho maravilhoso, porque eu não tenho muita condição de estar pagando particular. É uma mão na roda, porque o bichinho é vida. Pegou pra criar, tem que cuidar”, comentou.
A aposentada Luzia Santana Lopes Santiago levou seus cachorrinhos para realizar exames de rotina: “Eu acho maravilhoso, porque eu não tenho muita condição de estar pagando particular”
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, pontuou a importância de levar o atendimento para mais perto da população. “Este projeto reflete o compromisso do Governo do Distrito Federal com o bem-estar animal e a saúde pública. Ao levar cuidados veterinários a Arapoanga, facilitamos o acesso a serviços essenciais para a comunidade, promovendo a saúde dos animais e, consequentemente, das pessoas”.
Exames e vacinas
Médica veterinária responsável pela unidade móvel, Flávia Amorim ressaltou que, além da consulta e coleta de exames, a unidade disponibiliza a vacina antirrábica e medicações para os animais que precisam. Também podem ser feitos exames citológicos e punção de tumores, de acordo com a disponibilidade dos procedimentos que são rodados em Taguatinga.

