Inaugurado em julho de 2023, o Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci mudou a realidade de quem mora na região Norte do Distrito Federal. Com investimentos superiores a R$ 33,2 milhões, o viaduto de 1,2 km saiu do papel e foi erguido por este Governo do Distrito Federal (GDF) às margens da BR-020 para solucionar problemas históricos de congestionamentos e, futuramente, integrar o sistema BRT Norte. Hoje, quem transita pela região percebe não apenas a fluidez do tráfego, mas também a melhoria na qualidade de vida.
O administrador James Martins da Silva, de 62 anos, foi um dos moradores que celebraram a entrega. A chegada do viaduto melhorou a qualidade de vida dele, que agora tem mais tempo livre com a família e também a da população que lidava com o trânsito intenso na BR-020. “Meu percurso, que antes levava meia hora, agora é feito em cinco ou seis minutos. Isso muda tudo, traz qualidade de vida e mais tempo com a família”, afirma.
James Martins da Silva aponta a melhoria na qualidade de vida e no comércio local trazida pelo viaduto | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Morador de Sobradinho há mais de cinco décadas, James viu a cidade crescer e evoluir. “Quando cheguei aqui, tudo era muito precário. Aos poucos, o comércio melhorou e os condomínios colaboraram para valorizar a região”, conta. “[O viaduto] Era um pedido antigo da população. Chegamos a duvidar que aconteceria, mas fomos ouvidos e essa demanda se realizou. Hoje, é uma benção”, complementa.
Para o advogado Daniel Giachini, 41 anos, o impacto também foi significativo. Ele mora na região há 14 anos e lembra que o fluxo de veículos era bastante intenso antes da obra: “Eu levava uma hora e vinte minutos para chegar ao trabalho. Hoje, são no máximo 30 minutos. Se a gente tem mais tempo para estar com quem ama, isso significa que o viaduto teve uma importância muito grande na vida das pessoas”.
Daniel Giachini: “Se a gente tem mais tempo para estar com quem ama, isso significa que o viaduto teve uma importância muito grande na vida das pessoas”
