Com mais de 28 mil visitantes nos dois primeiros dias do programa Lazer para Todos, o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília seguem entre as opções de destaque da agenda cultural do fim de semana no Distrito Federal, principalmente aos domingos, quando os espaços têm entrada livre para o público, que fica isento do pagamento. Criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa tem como objetivo garantir o acesso facilitado do brasiliense e dos turistas aos espaços de lazer aos domingos e feriados.
Para atender ainda melhor os visitantes que têm comparecido para aproveitar a gratuidade, o Zoológico de Brasília incluiu as visitas guiadas na programação dos domingos. Com ponto de encontro na estátua da elefanta Nelly, próximo à entrada do Zoo, os passeios ocorrem sempre às 9h30 e às 14h30. A experiência conta com um tour acompanhado por profissionais do espaço que ensinam sobre educação ambiental e compartilham os bastidores do tratamento dos bichos.
Com mais de 28 mil visitantes nos dois primeiros dias do programa Lazer para Todos, o Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília seguem entre as opções de destaque da agenda cultural do fim de semana no Distrito Federal, principalmente, aos domingos, quando os espaços têm o acesso livre para o público | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
A programação de domingo no Zoo inclui ainda atividades de enriquecimento ambiental abertas ao público. A partir das 9h, o gato palheiro interage com o arranhador com catnip no Setor Gatário. Às 10h, móbiles com sementes serão colocados para as araras canindés vermelhas no Setor de Aves. No período da tarde, a partir das 14h, Thor, o rinoceronte branco, ganha uma caixa reforçada com feno no Setor África. Já às 15h, a atividade será de mangueira flutuante com dieta para as ariranhas Sarê e Macau no Setor América.
No Jardim Botânico de Brasília (JBB), entre os destaques do domingo está o aulão de yoga, às 10h40, com a professora Jaqueline Oliveira. A atividade custa R$ 30 (por pessoa) e será desenvolvida na estrutura do restaurante Cura. Atualmente, a direção do JBB estuda a inclusão de educadores ambientais para qualificar a visita às trilhas ecológicas.
Capital dos festivais
Com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), começa nesta quinta-feira (10) a terceira edição do Festival Integrado de Artes e Cultura Cerratense Contemporânea. A programação segue até 10 de maio, sempre às 19h, com apresentações musicais, concurso de fotografia, exposição de artes e feira de artesanato, no Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo e na Praça São Sebastião, em Planaltina. Neste sábado (12) e domingo (13), se apresentam os seguintes artistas: Filipe Costa, Anna Moura, Flor Furacão, Marrul, Faby, a dupla Tiago & Juliano e os DJs New Nay, Maoli e Ana Ximenes.