01/09/2015 às 15:29

Voz Ativa discute violência contra a mulher em Planaltina

No primeiro semestre deste ano, houve 642 casos relativos à Lei Maria da Penha na região. O encontro, na quinta-feira (3), faz parte do programa Viva Brasília

Por Da Agência Brasília

A população de Planaltina poderá sugerir diretamente aos gestores da segurança pública e de diferentes áreas do governo medidas para reduzir a violência na região administrativa. A segunda edição do Voz Ativa na Segurança Pública está marcada para quinta-feira (3), às 19h30, no Caic Assis Chateaubriand, no Setor Residencial Leste.

O debate vai enfocar questões de gênero, incluindo a violência contra a mulher e a homofobia. O tema foi escolhido pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social com base em análises que apontam alto número de ocorrências de violência doméstica na região.

Planaltina registrou 642 casos relativos à Lei Maria da Penha de janeiro a junho deste ano e está em segundo lugar no ranking das regiões administrativas com maior incidência — a primeira é Ceilândia, com 1.176 registros.

No encontro, estarão presentes o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, e representantes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detran e de  secretarias do governo. O Voz Ativa na Segurança Pública faz parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa de prevenção e redução de violência lançado oficialmente em 21 de julho.

Propostas
Os participantes que quiserem dar sugestões serão inscritos por ordem de chegada às 18h30. Os 15 primeiros terão dois minutos cada um para manifestação oral. Os demais também poderão apresentar propostas que serão registradas em fichas e analisadas, posteriormente, pelas áreas responsáveis.

O primeiro Voz Ativa na Segurança ocorreu na Estrutural, em agosto, com temática sobre a juventude. Na ocasião, Rodrigo Rollemberg assinou a Carta pela Paz — documento no qual o governo se compromete a implementar melhorias na segurança.

Outros dois encontros do Voz Ativa estão programados. Em 17 de setembro, em Santa Maria, será promovida uma discussão sobre igualdade racial e segurança. Em 1º de outubro, a população de Ceilândia poderá debater sobre cultura e segurança.

Voz Ativa — Segurança e Gênero
Planaltina
3 de setembro (quinta-feira)
Abertura: às 19h30
Registro de sugestões: às 18h30
Caic Assis Chateaubriand
(Área Especial 4, Setor Residencial Leste)
Mais informações: (61) 3441-8774 e 3425-4730

Leia também:

Moradores da Estrutural sugerem melhorias para segurança na região

Estrutural recebe primeiro Voz Ativa da Segurança