11/05/2017 às 09:16, atualizado em 11/05/2017 às 09:53

Jogos Escolares abrem inscrições na segunda (15) para esportes individuais

Até 30 de maio, devem se cadastrar alunos da etapa de 12 a 14 anos no Cief (907/908 Sul). Campeã de atletismo nos Jogos da Juventude de 2016, Larissa investe em carreira profissional

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

As escolas de Brasília devem inscrever, a partir de 15 de maio, alunos para competir em esportes individuais dos 57º Jogos Escolares do DF, na secretaria da competição, instalada no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul.

Campeã de atletismo nos Jogos da Juventude de 2016, Larissa do Livramento, de 18 anos, conquistou a primeira medalha e se encantou pelo atletismo.

Campeã de atletismo nos Jogos da Juventude de 2016, Larissa do Livramento, de 18 anos, conquistou a primeira medalha e se encantou pelo atletismo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O primeiro período de inscrições vai até 30 de maio e é exclusivo para os estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos. Os que competem na etapa de 15 a 17 anos poderão se candidatar de 31 de julho a 10 de agosto, no mesmo local.

As inscrições devem ser preenchidas em formulário específico, em duas vias, com assinatura do responsável pela unidade de ensino — diretor ou vice — e entregues no Cief.

Nos Jogos, são dez modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

De acordo com o regulamento, os alunos nascidos entre 2003 e 2005 ficam na categoria de 12 a 14 anos. Já os que nasceram entre 2000 e 2002 vão para a categoria de 15 a 17 anos.

A etapa distrital será disputada de junho a agosto para a categoria mais jovem e, em agosto e setembro, para os de 15 a 17 anos.

Inscrições para Jogos Escolares 2017Seletiva para os Jogos da Juventude, que é a etapa nacional da disputa, os Jogos Escolares do DF são considerados um caminho aberto aos jovens da cidade para o esporte profissional.

Foi assim que a aluna do Centro Educacional 2 de Sobradinho Larissa do Livramento, de 18 anos, conquistou a primeira medalha e se encantou pelo atletismo.

“Eu vejo como um meio para começar a carreira. Ainda mais no atletismo, se você gostar e treinar mesmo, como eu fiz, uma hora o resultado chega”, opina a jovem. Ela compete na prova de 800 metros e foi ouro no ano passado nas etapas distrital e nacional.

Como ultrapassou a idade limite para participar dos Jogos, a atleta está mais focada em competições brasileiras juvenis e incentiva os colegas a adquirirem experiência: “Competi nos Jogos Escolares do DF e da Juventude de 2013 a 2016 e só consegui medalha nacional no último ano. Sempre que perdia, treinava ainda mais”, conta.

Centros apresentam esportes aos alunos da rede pública

A história de Larissa no esporte começou na escola, quando um professor de educação física levou a turma para conhecer o projeto de atletismo do Centro de Iniciação Desportiva (CID) no Estádio Augustinho Lima, de Sobradinho.

[Olho texto='”Eu vejo (os Jogos Escolares) como um meio para começar a carreira. Se você gostar e treinar mesmo, como eu fiz, uma hora o resultado chega”‘ assinatura=”Larissa do Livramento, aluna do Centro Educacional 2 de Sobradinho” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ela treina lá até hoje sob a orientação do mesmo técnico. Interessada, a jovem passou por um teste e começou a integrar a equipe.

O técnico João Sena, então professor da Secretaria de Educação, reconheceu o talento de Larissa à época. “No início ela competia em provas mais curtas, ainda havia dúvida de qual era a prova certa para ela”, relembra. Hoje aposentado, ele segue atuando em diversos projetos e treinando estudantes no mesmo local.

Para Sena — primeiro professor do CID de Atletismo de Sobradinho, em 1983 —, as competições são fundamentais para a iniciação dos adolescentes. “Primeiro, porque precisamos testá-los, colocá-los para competir. Segundo, porque eles têm de ter consciência do que estão fazendo.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Dividindo a pista com os jovens que sonham em conquistar mais resultados, o atleta olímpico Caio Bonfim treina no estádio de Sobradinho sob orientação do pai e treinador, João Sena. Muito antes de terminar em 4º lugar, na prova de 20 quilômetros da marcha atlética na Olimpíada Rio 2016, ele também começou a treinar no CID.

“Na escola, com a educação física, o aluno ganha vivência; aqui já é a iniciação. Ele vai entender sobre esporte, amadurecer, ter uma equipe”, explica. Ele lamenta, no entanto, que a marcha atlética tenha saído das disputas nos Jogos Escolares: “Os Jogos são sempre uma oportunidade; se não tem [uma prova] é uma perda”.

Brasília sediará etapa dos Jogos da Juventude em 2017

Neste ano, Brasília será uma das cidades-sede do maior evento esportivo estudantil do País. A capital do País receberá a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos da Juventude, de 16 a 25 de novembro. Antes, a disputa de 12 a 14 anos será em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.

57º Jogos Escolares do DF — inscrição em modalidades individuais, etapa de 12 a 14 anos

De 15 a 30 de maio

Na secretaria dos Jogos, instalada no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul

Mais informações no regulamento

Edição: Vannildo Mendes