12/5/17 13:56
Atualizado em 12/5/17 às 14:25

Ação no DF incentiva uso de bicicleta como meio de transporte cotidiano

Com o apoio do Detran e de ONGs, ciclistas celebraram na manhã desta sexta (12) o Dia de Bike ao Trabalho

Cerca de uma hora para cumprir 7,2 quilômetros da 406 Norte ao Palácio do Buriti. O tempo foi proporcional ao ritmo lento das pedaladas. E não poderia ser diferente: depois do deslocamento, os ciclistas tinham uma jornada inteira de expediente.

Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para ir ao serviço, à escola, ao mercado, ou seja, para distâncias que dispensem o carro.
Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para distâncias que dispensem o carro. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Chamada de Dia de Bike ao Trabalho, a iniciativa nesta sexta-feira (12) teve o objetivo de estimular o uso da bicicleta para ir ao serviço, à escola, ao mercado, ou seja, para distâncias que dispensem o carro.

A ação é inspirada no Bike to Work Day, criado em 1956 nos Estados Unidos. Na manhã de hoje, um dos trabalhadores que dispensaram o carro foi o secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno.

“É uma maneira de promover a saúde, incentivar a integração dos meios de transporte público e melhorar a fluidez das vias”, destacou o gestor.

Durante o percurso, muitos motoristas apoiaram a proposta, enquanto outros protestaram reclamando do fato de os ciclistas ocuparem um trecho da faixa de rolamento.

“Nós também fazemos parte do trânsito, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito [CTB]”, defendeu o professor Milvo Juliano Rossarola, de 45 anos. “Se houver respeito nas vias, todos podem compartilhar o espaço sem problemas”, completou o ativista da organização não governamental (ONG) Bike Anjo.

"É uma maneira de promover a saúde, incentivar a integração dos meios de transporte público e melhorar a fluidez das vias"Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade

Para apoiar e orientar o grupo com 13 pessoas, o Dia de Bike ao Trabalho ainda teve a presença da ONG Rodas da Paz e do Departamento de Trânsito (Detran), que destacou viaturas para acompanhar o trajeto. A equipe de motociclistas da autarquia, porém, foi dispensada para que os motoristas percebessem naturalmente a presença das bicicletas.

“A ideia mostra, por meio de placas nas próprias bicicletas, a necessidade de preservar a distância lateral de 1,5 metro”, informou o gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran, Tiago Moreira.

Essa metodologia faz parte da campanha Ultrapasse. Não Passe, que visa alertar para a importância de o motorista trocar de faixa e se afastar seguramente da bicicleta, descrita pelo artigo 201 do CTB.

Plano cicloviário até o fim deste semestre

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, um plano cicloviário do DF deverá ser lançado ainda neste semestre. A estratégia pretende destacar diversos pontos para favorecer a mobilidade.

“Vamos abordar a melhoria na infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas, conexões, integrações e a possibilidade de ampliação do Bike Brasília”, adiantou o titular da pasta.

Para quem quer começar a pedalar

O grupo Bike Anjo ajuda quem pretende iniciar o uso da bicicleta, seja ensinando a dar as primeiras pedaladas, seja acompanhando o ciclista em algum trajeto para ajudar a escolher as melhores rotas.

Interessados de qualquer idade podem agendar com um dos mais de mil voluntários em todo o Brasil por meio do site da instituição.

Ainda nesta sexta-feira, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) promove o 3º Pedal Noturno Maio Amarelo, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento mundial destinado a chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

O evento é gratuito e aberto ao público. O percurso será de aproximadamente 14 quilômetros, com concentração às 18h30 em frente ao DF Plaza.

Edição: Marina Mercante

Galeria de Fotos

Ação no DF incentiva uso de bicicleta como meio de transporte cotidiano