16/5/17 22:02
Atualizado em 12/6/17 às 14:01

Produção de alta genética rural e de sêmen terão isenção de imposto

Governador Rollemberg aproveitou a abertura da AgroBrasília, nesta terça-feira (16), para assinar a medida. Ideia é fortalecer o avanço tecnológico e a produtividade no campo

Produtores rurais de alta genética e criadores de gado para produção de sêmen foram incluídos na lista de convênio para fins de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Durante a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg assinou medida que inclui produtores rurais de alta genética e reprodutores de sêmen na lista convênio para fins de isenção do ICMS.
Durante a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg assinou medida que inclui produtores rurais de alta genética e reprodutores de sêmen na lista de convênio para fins de isenção do ICMS. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A medida foi assinada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta terça-feira (16), durante a abertura da Feira Internacional de Cerrados, a AgroBrasília.

Segundo o governador, a ideia é fomentar o avanço tecnológico e a produtividade no campo. “O projeto de lei, que retira o ICMS de todo o material genético de embriões de gado registrado, será muito importante para fortalecer Brasília como polo de pecuária de alta qualidade”, ressaltou.

José Guilherme Leal, secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, avalia que a nova legislação vai equiparar o Distrito Federal com as demais unidades federativas que já possuem essa isenção tributária.

"O projeto será muito importante para fortalecer Brasília como polo de pecuária de alta qualidade"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Rollemberg aproveitou o evento para falar sobre as obras do anel viário de Brasília, que desafogará áreas urbanas e trará benefícios também para a zona rural.

Ele disse que já estão contratados projetos num total de 320 quilômetros, entre implantação de malhas e duplicação das já existentes. “Neste momento, estamos contratando a criação dos projetos. Depois vamos atrás dos recursos para poder licitar.”

PAD-DF, uma história que superou o sonho

Maior evento de agronegócio do Centro-Oeste, a abertura da feira contou com o lançamento do livro PAD-DF – uma história que superou o sonho, sobre a experiência vitoriosa do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

A primeira cópia do livro foi entregue ao agricultor mais antigo do programa. Ruben Landenberger, de 59 anos, filho do primeiro produtor instalado na região, sentiu-se honrado com a homenagem. O governador Rollemberg também recebeu um exemplar.

Além do lançamento do livro, uma exposição sobre a história do PAD-DF foi montada no estande da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

Edição: Vannildo Mendes

Galeria de Fotos

Governador Rollemberg participa da abertura da AgroBrasília