16/05/2017 às 22:02, atualizado em 12/06/2017 às 14:01

Produção de alta genética rural e de sêmen terão isenção de imposto

Governador Rollemberg aproveitou a abertura da AgroBrasília, nesta terça-feira (16), para assinar a medida. Ideia é fortalecer o avanço tecnológico e a produtividade no campo

Por Cibele Moreira, da Agência Brasília

Produtores rurais de alta genética e criadores de gado para produção de sêmen foram incluídos na lista de convênio para fins de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Durante a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg assinou medida que inclui produtores rurais de alta genética e reprodutores de sêmen na lista convênio para fins de isenção do ICMS.

Durante a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg assinou medida que inclui produtores rurais de alta genética e reprodutores de sêmen na lista de convênio para fins de isenção do ICMS. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A medida foi assinada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta terça-feira (16), durante a abertura da Feira Internacional de Cerrados, a AgroBrasília.

Segundo o governador, a ideia é fomentar o avanço tecnológico e a produtividade no campo. “O projeto de lei, que retira o ICMS de todo o material genético de embriões de gado registrado, será muito importante para fortalecer Brasília como polo de pecuária de alta qualidade”, ressaltou.

José Guilherme Leal, secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, avalia que a nova legislação vai equiparar o Distrito Federal com as demais unidades federativas que já possuem essa isenção tributária.

[Olho texto='”O projeto será muito importante para fortalecer Brasília como polo de pecuária de alta qualidade”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Rollemberg aproveitou o evento para falar sobre as obras do anel viário de Brasília, que desafogará áreas urbanas e trará benefícios também para a zona rural.

Ele disse que já estão contratados projetos num total de 320 quilômetros, entre implantação de malhas e duplicação das já existentes. “Neste momento, estamos contratando a criação dos projetos. Depois vamos atrás dos recursos para poder licitar.”

PAD-DF, uma história que superou o sonho

Maior evento de agronegócio do Centro-Oeste, a abertura da feira contou com o lançamento do livro PAD-DF – uma história que superou o sonho, sobre a experiência vitoriosa do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A primeira cópia do livro foi entregue ao agricultor mais antigo do programa. Ruben Landenberger, de 59 anos, filho do primeiro produtor instalado na região, sentiu-se honrado com a homenagem. O governador Rollemberg também recebeu um exemplar.

Além do lançamento do livro, uma exposição sobre a história do PAD-DF foi montada no estande da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

Edição: Vannildo Mendes