05/07/2017 às 18:19, atualizado em 05/10/2017 às 19:10

Pré-conferência de meio ambiente no Gama está com inscrições abertas

Encontro será no sábado (8), no campus do Instituto Federal de Brasília da região administrativa, e reunirá também moradores de Santa Maria e do Recanto das Emas. Para participar, interessados podem preencher formulário on-line ou se cadastrar presencialmente no dia do evento

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional de Santa Maria

Ao contrário do que foi informado anteriormente, os próximos encontros ocorrerão em 5 de agosto, na Estrutural; 16 de setembro, no Plano Piloto; e 7 de outubro, em Samambaia.

Moradores de mais três regiões administrativas de Brasília vão participar de encontro preparatório para a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017, que ocorrerá de 24 a 26 de novembro, com o tema Cuidando das Águas.

Desta vez, a etapa regional reunirá a população do Gama, do Recanto das Emas e de Santa Maria. Será no sábado (8), no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) do Gama (Lote 1, DF-480, Setor de Múltiplas Atividades), das 8 às 18 horas.

As inscrições para a pré-conferência podem ser feitas pelo formulário on-line, disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente, ou presencialmente no dia do evento.

Como nas reuniões anteriores, a exemplo da de São Sebastião, seis temas serão oferecidos aos representantes da sociedade, do governo, das universidades e das empresas para apresentar propostas de políticas públicas para cuidados com o Cerrado no Distrito Federal. São eles:

  • Gestão territorial e gestão hídrica
  • Usos econômicos da água
  • Educação ambiental, cidadania e participação
  • Biodiversidade e Cerrado
  • Clima
  • Resíduos sólidos, saneamento e saúde

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente e o Conselho de Recursos Hídricos.

O texto-base prevê também elaborar o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente.

Os demais encontros preparatórios estão previstos para 5 de agosto, na Estrutural; 16 de setembro, no Plano Piloto; e 7 de outubro, em Samambaia.

Planaltina elegeu 24 delegados

Em 24 de junho, mais 24 delegados foram eleitos para a Conferência Distrital do Meio Ambiente durante a pré-conferência de Planaltina. Cada equipe que integrou os eixos sobre seis temas ambientais selecionou quatro representantes.

Os escolhidos vão participar da definição final das diretrizes ambientais no encontro de novembro. Os novos delegados pertencem às comunidades da Fercal, de Planaltina, de Sobradinho e de Sobradinho II.

O evento contou com a presença da ouvidoria itinerante do governo de Brasília, um espaço para organizar a comunicação entre cidadãos e governo, a fim de garantir a participação popular, a transparência e auxiliar na eficiência da prestação dos serviços públicos.

“A ouvidoria itinerante não recebe só denúncias, mas também todos os outros tipos de contribuições como elogios, sugestões e reclamações”, apontou a ouvidora da Secretaria do Meio Ambiente, Ângela Martins.

Pré-conferência regional de meio ambiente no Gama

8 de julho (sábado)

Das 8 às 18 horas

No campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) — Lote 1, DF-480, Setor de Múltiplas Atividades

Inscrições por meio de formulário on-line ou presencialmente no dia do encontro